Como decorar o quarto de bebê

Bom, depois de toda a alegria, susto e profundas reflexões a respeito da novidade do pequeno ser que vem ai, chega a hora de pensar em como decorar o quarto do bebê.  Tem que se ter em conta, não apenas a decoração para o bebê em si, mas também para a  mãe, que vai passar horas e horas naquele quartinho, seja para amamentar, vigiar o sono, trocar ou brincar com o filhote… na verdade, a mãe vai passar mais tempo olhando para o quarto que o próprio bebê em questão.

 

quarto_bebe_galatea_01

Antes de pensar nos apetrechos, é recomendável decidir as cores do quarto. A cor da parede, a do enxoval, os móveis…. a partir daí dá para começar a decorar.

As cores não devem ser muito fortes, já que os tons muito vibrantes tendem a deixar os bebês agitados. Mas se você quiser colocar alguma cor mais forte, opte por detalhes menores, e que não fiquem no angulo direto de visão do bebê. O ideal é apostar em tons suaves, principalmente se você tiver um quarto pequeno, porque isso dará amplitude e leveza  ao ambiente.

 

quarto_bebe_galatea_02

Você também pode pintar o teto do quarto de uma forma bem criativa, já que o bebê irá olhar por longas horas para cima, mas lembre-se de não colocar nada muito chamativo, e que ele não enxerga direito até uns 4 meses de vida.

 

quarto_bebe_galatea_03

Se você tiver uma baywindow no quarto do bebê, pode fazer dele um espaço de leitura, de troca de fraldas, de leitura de livros… variações mil.

 

quarto_bebe_galatea_04

Os adesivos de parede estão super na moda, dando um charme super especial ao quarto, e voce também pode personalizar os adesivos com fotos, flores, desenhos feitos por você mesma, e o bom que quando você cansar, é só tirar o adesivo e começar de novo.

 

quarto_bebe_galatea_09

quarto_bebe_galatea_16

quarto_bebe_galatea_05

Você pode optar por um quarto monocromático, e apostar em detalhes coloridos, como na foto acima, onde apenas alguns itens rosas tiveram um super destaque no quarto.

 

quarto_bebe_galatea_06

Por mais bonito e feliz que esse quarto acima possa parecer, não é indicado usar tantas cores vibrantes em espaços tão grandes, pois podem acabar irritando o bebê.

 

quarto_bebe_galatea_07

Instalar cortinas que combinam com os detalhes do quarto também pode ser uma opção, fazendo uma decoração bem harmoniosa, mas lembre que as cortinas tem que ser de fácil desinstalação, já que tem que ser lavadas com freqüência para não juntarem muito pó.

 

quarto_bebe_galatea_08

 


quarto_bebe_galatea_10

Na hora de comprar os móveis, preocupe-se primeiro em comprar o berço, a poltrona de amamentação e uma cômoda para trocar o bebê. Se houver mais espaço no quarto, aí sim pense em outros móveis, como um criado mudo para apoio, armários e apetrechos.  Dê preferência a móveis com quinas arredondadas, porque você não vai querer nenhum acidente  quando ele começar a ensaiar seus primeiros pacinhos, e que também tenham a superfície lavável, porque uma hora ou outra, seja pela a água do trocador, um xixi que escapou, ou aquele vomito surpresa, os móveis vão sofrer experiências molhadas.

 

quarto_bebe_galatea_11

 

quarto_bebe_galatea_12

Para os menos tradicionais, o berço de acrílico e móveis “de adultos” fazem um quarto bem despojado e de fácil reaproveitamento.

 

quarto_bebe_galatea_13

Se for colocar tapete no chão, certifique-se que ele não escorregue colocando uma borracha de baixo dele, evitando assim tombos desnecessários.

 

quarto_bebe_galatea_14

Você também deve pensar na iluminação do quarto, além do lustre no teto. Você irá precisar de uma luz suave para entrar no meio da noite no quarto, para fazer a troca de fralda, atender a um choro noturno ou amamentar. O melhor é um abajur com uma luz bem suave.

 

quarto_bebe_galatea_15

Não coloque nada na passagem entre a porta e o berço, para evitar trombadas no escuro e ruídos desnecessários quando o bebe estiver dormindo.


quarto_bebe_galatea_17

O quarto tem que ser arejado e iluminado com luz natural, para que o bebe entenda quando é de dia e quando é de noite, para se habituar a hora correta de dormir.

 

quarto_bebe_galatea_18

O berço não deve ficar em um local de corrente de ar, e segundo o Feng Shui, jamais a cabeceira do berço ( ou de qualquer cama) pode estar encostada na mesma parede em que se encontra o vaso sanitário no banheiro.